segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Gráfico de temperatura Basal

Esse método tem sido muito usado para identificar o dia da ovulação.
Consiste em medir sua temperatura basal diariamente, desde o primeiro dia da menstruação até o último dia antes da próxima menstruação.
Eu não o conhecia até decidir engravidar e sair fazendo muitas pesquisas pela internet. Mas depois de saber certinho como funciona, eu não vou deixa-lo até obter meu positivo.
Vou tentar explicar um pouquinho como usa-lo: 
Você precisa medir diariamente a temperatura, logo quando acordar, mesmo antes de sair da cama, e antes de fazer qualquer coisa. Logo que despertar, quase sem se mexer, coloque o termômetro na boca, ou na vagina. Eu estou usando na vagina, pois se durante o sono acontecer de você dormir com a boca aberta, a temperatura pode ser alterada..
Use sempre um termômetro digital, a marcação é mais precisa.

"A sua temperatura basal será mais baixa durante as 2 primeiras semanas do ciclo, que antecedem a ovulação, pois a presença da hormônio do estrogênio mantém a temperatura entre os 36/36.5ºC. Imediatamente a seguir à ovulação, a progesterona “aquece a temperatura” e há um aumento de 0.5 a 0.8ºC (cerca de 37ºC) até à altura do próximo período menstrual. Esta temperatura surge quando a ovulação já ocorreu. Poderão existir picos de temperatura em outros dias mas, a menos que estes se mantenham, é pouco provável seja devido à ovulação ter ocorrido.

Se o seu ciclo menstrual for regular e fizer o gráfico durante alguns ciclos vai conseguir predizer quando surgirá a ovulação.
 Se durante todo o ciclo, a temperatura basal permanecer abaixo dos 37ºC sem um pico significativo, significa que não existiu ovulação nesse ciclo.
Todos os valores da temperatura devem ser registados numa tabela. Se preferir pode elaborar um gráfico que represente a sua temperatura corporal basal. Poderá inserir os dados numa tabela Excel e elaborar um gráfico com os mesmos" (http://demaeparamae.pt/artigos/saber-ovulacao-atraves-temperatura-basal).

Eu estou usando o gráfico do site: http://www.mamanandco.com.pt, mas existem outros sites como o http://www.fertilityfriend.com que fornecem esse gráfico e até mesmo aplicativos para o celular, que facilitam a marcação.

É importante lembrar que o gráfico é apenas uma das ferramentas para se identificar a ovulação, tem dado certo com mulheres do mundo todo, mas um acompanhamento médico é imprescindível.

Alguns fatores como febre, noite mal dormida, pode alterar o valor do gráfico. Você precisa de pelo menos 3 horas de sono pra temperatura ser precisa.

Vou deixar aqui um modelo de gráfico pra vocês verem:

 

Estou no 13º após a ovulação terminando meu primeiro gráfico e assim que encerra-lo vou postar aqui pra vocês darem uma olhada.

Qualquer dúvida, é só perguntar!!
 
 
 




quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Parei com o AC!

Pois é, essa decisão demorou um pouco, mas por fim chegamos nela.
Mas antes quero mencionar alguns cuidados que tive antes de parar com o AC.
Alguns meses antes, fui ao GO para refazer meu Papanicolau. É muito importante que se faça esse procedimento pois infecções no colo do útero pode atrapalhar a mulher a engravidar, pois impedem a passagem e sobrevivência do espermatozóide.
Na mesma consulta conversei com o médico sobre os cuidados a se ter antes de engravidar, e um algo muito importante que ele me indicou foi o Ácido Fólico, esse mesmo que os médicos receitam no primeiro trimestre da gravidez, para evitar má formação do bebê. Porém, o que ele me explicou foi que a importância maior é que ele seja tomado no mínimo 3 meses antes de engravidar, afinal, quando você descobrir que está grávida, a formação já vai ter começado há algum tempo. 
Passado os meses do ácido fólico (foram mais do que 3!) decidimos então parar com o contraceptivo. Esperei terminar a cartela do Gestinol 28, já não menstruava há alguns meses, e no dia 08/11 foi meu último comprimido. A vontade é de engravidar logo no dia seguinte não é? Pena que não é tão rápido assim.
Dia 12/11, veio a tal da monstra, bem diferente, mais escura durou apenas 3 dias, as cólicas foram intensas e a enxaqueca atacou de vez, precisei ir ao hospital tomar uma injeção porque a dor não passava de forma alguma.
No domingo, 16/11, já há 2 dias sem absolutamente nada de menstruação, tive um pequeno sangramento após a relação. Sangue bem vivo. Não consegui falar com o médico e pesquisando na internet, vi que poderia ser normal, alguns vasos podem se romper durante a relação ou ter ficado alguma coisa da menstruação pra descer ainda.
Além disso, o único sintoma diferente, foram as cólicas (na verdade umas pontadinhas no pé da barriga e nas laterais) normal também no período fértil.
Considerando meu ciclo, que sempre foi de 28 dias, a ovulação foi 26/11.. e durante esse período, vamos intensificar os treinos!

Bjossss


O início

Oi meninas!!

Decidi começar esse blog, porque assim como eu, sei que existem muitas garotas tentando engravidar e com um monte de dúvidas na cabeça. Acredito que compartilhando experiências, será muito mais fácil controlar a ansiedade (se é que isso é possível rsrsr). 
Vou colocando aqui aos poucos minha rotina e minhas experiências.
Tenho 30 anos e uma filha de 9.. Eu e meu esposo decidimos ter outro filho. O sonho está conosco há algum tempo, porem a decisão de parar com o AC veio somente agora.
Sou cheia de dúvidas e medos, mesmo já sendo mãe. Descobri minha primeira gravidez quando já estava com 8 semanas e meia... Então a parte dos primeiros sintomas e descobertas eu não cheguei a prestar muito atenção.
Hoje, como estou planejando, qualquer mudança, por menor que seja, já me faz ficar atenta.
No próximo post vou colocar as primeiras reações após a interrupção do AC.

Bjos e boa sorte a todas!